Grupo HCEL

O Grupo de pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade (HCEL) vem se consolidando com pesquisadores, bolsistas, estudantes e professores de diversos níveis de conhecimento num campo multidisciplinar visando contribuir com a construção de um referencial histórico da educação brasileira. A pluralidade de olhares permite instigar inúmeras reflexões sobre a realidade histórica, relacionado aos referenciais de ordem científica, ética, política, tendo a práxis pedagógica como referencial na construção de um projeto histórico superador da atual forma social - de exclusão da vida e da humanidade para a maioria da população - para outra forma societal, mais justa e economicamente igualitária, formada por sujeitos críticos e reflexivos. Nessa perspectiva, oferecendo dois cursos de extensão visando contribuir com a formação de graduandos e educadores das diversas áreas do conhecimento.







sábado, 12 de fevereiro de 2011

Curso Diálogos em Imagens: Interações Educacionais

Este curso visa aprofundar os conhecimentos sobre a cultura e a educação brasileira, por meio da poética imagética, utilizando a linguagem visual como vídeos, filmes, livros com ilustrações, charges, fotografias, entre outros. "O Diálogos" é um espaço pedagógico de criações coletivas de possibilidades significativas desenvolvendo-se com uma dinâmica pedagógica interativa a ser construída pelo grupo a partir da análise e produção audiovisual.
Essa será a primeira experiência em que a Educação à distância (EAD)  terá uma carga horária maior. Utilizaremos o moodle como o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o Movie Maker como o software de edição de vídeos. Nesse "Diálogos" trabalharemos com quatro temáticas: análise e produção audiovisual, classes sociais, raça/etnia e gênero. Teremos como proposta de trabalho a análise teórica dos temas e produções audiovisuais sobre cada temática abordada.
Pré-requisitos:
Ter conhecimentos básicos em informática
Ter curiosidade de explorar o AVA e o Movie Maker
Gostar de cinema, curta-metragens, fotografia...

Local: Faculdade de Educação da UFBA
Carga Horária Total: 120 Horas ( 5 encontros presenciais às quartas-feira das 18:00 às 21:00 horas e uma visita à comunidade dia 7 de maio)
Período : 16 de março a 22 de junho de 2011

Coordenação: Maria Cecília de Paula e Cristine Pires
Docentes: Aparecida Pires
                Cristine Pires
                Lúcia Carvalho
                Regina Lasmar

INSCRIÇÃO:
Enviar e-mail para cursodialogosemimagens@gmail.com   as informações abaixo:

1.Nome:
2.Telefone:                                                            Celular:
3.Qual o sua graduação?                                                    Completa ou incompleta?
4.Qual o seu curso?
5.Possui conhecimentos básicos em informática?
6.Possui disponibilidade para acessar a internet duas horas semanais?
7.Exponha os motivos que o (a) levaram a solicitar inscrição no curso e a sua relação com essa temática. ( Esse texto é fundamental para a seleção)

Um comentário:

  1. Estou chateada, pois não fui selecionada e a coordenação do curso nem se quer envia uma satisfação com relação aos critérios que levam a desclassificação. Injusto isso.
    Desde já aguardo retorno, pois já enviei diversos emails e não obtive respostas.

    Deise BARROS

    ResponderExcluir